quarta-feira, 9 de março de 2011

Campeonato mundial de 2003


O cubo foi inventado por Ernõ Rubik em 1976, e popularizou rapidamente, no começo dos anos 80 chegou ao Estados Unidos. E em 1982, em Dublin, Hungria, ocorreu o primeiro campeonato mundial.
Mas depois dessa inicial "febre do cubo", o cubo acabou perdendo o centro das atenções do mundo, mas nunca ficou esquecido, sendo praticado por muitos cubistas de velocidade.

Segundo Jéssica Fridrich, havia rumores que haveria outro campeonato mundial em Los Angeles em 1983. Mas na verdade o próximo campeonato mundial levou 21 anos para ocorrer.

Rodada Final

Por volta do ano 2000 o cubo voltou com tudo, devido a uma nova geração de cubistas e também pelo acesso aos métodos na internet. Nos dias 23 e 24 de Agosto de 2003 ocorreu o segundo campeonato mundial em Toronto, Canadá. Foi organizado por Dan Gosbee e patrocinado por Patrick Hess da Hessport, Dave Jones da Seven Towns e David Cjarbonneau da Kroeger Inc.

A competição foi no Ontario Science Center e os participantes ficaram hospedados no Crowne Plaza. 

O campeonato começou no sábado de manhã e contou com um grande número de participantes, mais de 80, um número realmente bem superior ao da primeira competição. Apenas 32 concorrentes passaram da fase classificatória, 8 concorrentes passaram da segunda fase e dos 8 concorrentes saiu campeão Dan Knights - USA (20,00 segundos), seguido de Jéssica Fridrich - USA (20,48 segundos) e David Wesley - Suécia (20,96 segundos).

Dan Knigths - Campeão

Se o cubo desmontasse o cubista poderia voltar a jogada, mas se desmontasse novamente deveria consertar o cubo com o tempo contando.

As fases classificatória e segunda fase foram feitas com a média de 3 tempos.
A rodada final foram composto de 5 tentativas, onde foram descontadas a maior e a menor, e tirado a média dos 3 resultados restantes. 

O vencedor do concurso de 3x3x3 recebeu um belo troféu grande, algumas recordações, e um cheque de US $ 5000 Canadenses.

Além do cubo tradicional 3x3x3, houve também outros tipos de cubos e também diferentes modalidades, como montar com os olhos vendados, com o pé e com uma mão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário