sexta-feira, 25 de março de 2011

Cubo 5x5 (Professor's Cube)

Comparação dos cubos 5x5: Original, V-Cube, e Eastsheen
O cubo 5x5, originalmente chamado por Professor's Cube (Cubo do professor), foi desenvolvido por Udo Krell em 15 de julho de 1986.

As primeiras versões vendidas pela Barnes and Noble foram comercializados pelo nome de Professor's Cube, mas atualmente usa-se o nome simplesmente de cubo 5x5.

O Mefferts.com tem uma versão chamada de Professor's cube, que usa ao invés de adesivos uma espécie de azuleijinhos de plástico. A Inovações Verdes vende uma versão chamada de V-Cube 5 (esse é o meu).

O cubo original feito por Udo, usa uma expansão do cubo 3x3x3, estendendo pelo centro as peças encaixadas, seguindo a mesma idéia do cubo 3x3, ou seja, as quinas e cantos seguram as peças centrais do cubo.

Já o cubo Eastsheen usa um mecanismo diferente. O centro segura as peças centrais e as peças centrais seguram as quinas e cantos, ou seja, as quinas e cantos não estão presas ao centro.

O mecanismo do V-cube 5, de Panagiotis Verdes, junta as duas idéias os cantos estão ligados ao centro (igual ao original) e as peças centrais são mantidas juntas pelo centro (igual ao Eastsheen). Isso dá mais estabilidade ao cubo e permite movimento mais rápidos, é sem duvida a versão mais eficiente, preferida para speedcubing.

O cubo 5x5 tem 98 cubinhos, 54 do centro, 36 arestas e 8 cantos.

Para a resolução basta reduzir ao formato do cubo 3x3, igualmente ao cubo 4x4 que expliquei em outro post, devemos fazer o centro juntando as peças centrais de acordo com a cor, este será o centro. Depois devemos montar a aresta e montamos o cubo igual ao cubo 3x3.

O cubo 5x5 é um cubo impar, igual ao 3x3, portanto não possui paridade, deixando, na minha opinião, a sua resolução mais simples.

Um comentário: