quarta-feira, 2 de março de 2011

Jéssica Fridrich



Em minhas buscas na internet li que a Jéssica Fridrich era na verdade Jirí Fridrich, então procurei provas dessa informação.

No site de Jéssica Fridrich, estão as fotos do campeonato mundial de 1982 e lá estava a informação que estava procurando.

Nesse campeonato foram os melhores colocados do seu país, e cada um estava usando a camiseta com a bandeira do país. Vemos em destaque na foto a bandeira da Czechoslovakia, e a Jéssica Fridrich era o único cubista da Czechoslovakia no evento, portanto pela foto vemos que ela na verdade era ele.

Outra polêmica é o método que leva o seu nome. Na verdade não foi ela que inventou o método ela apenas compilou e publicou em seu site com muita informação (explicaçao, algoritmos, etc)

O nome correto desse método é CFOP (Cross, F2L, OLL, PLL), é um conjunto de idéias de diferentes autores, incluindo J. Fridrich.

O primeiro a utilizar a idéia de cruz (Cross) foi David Singmaster (falarei dele futuramente).

Ren Schoof que inventou a forma de fazer as duas primeiras camadas ao mesmo tempo (F2L - First 2 Lines).

Já a última camada usando OLL (Orietation Last Line) + PLL (Permutation Last Line) já era utilizado em outro método chamado Dockhorn Treep (Hans Dockhorn e Anneke Treep), com contribuições de Jéssica Fridrich.

Mesmo não inventando o método, ela contribuiu bastante para as novas gerações de cubista, inclusive com divulgação desse maravilhoso "briquedo". Além de ser uma das melhores cubistas dos anos 80.


Nenhum comentário:

Postar um comentário