terça-feira, 8 de março de 2011

Pyraminx cube

O Pyraminx foi concebido por Uwe Meffert em 1970. Ele não fez nada com a sua invensão até 1981, quando ele trouxe para Hong Kong para a produção pela Tomy Toy - a terceira maior fabricante de cubos. Uwe gosta de dizer, se não fosse para a invenção Erno Rubik do cubo, seu Pyraminx nunca teria sido produzido.O Pyraminx é um enigma em forma de um tetraedro, dividido em 4 partes axiais, 6 arestas. 

O objetivo do Pyraminx é para embaralhar as cores, e restaurá-los à sua configuração original.

Nas extremidades tem 4 peças que podem ser trivialmente rodada para se alinhar com a peça dos eixos que estão respectivamente ligados. Isso deixa apenas as 6 arestas como um verdadeiro desafio para o enigma. Eles podem ser resolvidos aplicando repetidamente duas seqüências de 4 de torção, que são imagem espelho uns dos outros. Essas seqüências permutar 3 arestas de cada vez, e alterar sua orientação de modo que uma combinação de ambas as seqüências é suficiente para resolver o enigma.

O Pyraminx tem 933.120 posições possíveis, mas se tirarmos os 4 cantos que são extremamente simples de resolver, as possibilidades caem para 11.520, fazendo deste um puzzle bastante simples de resolver.

O número máximo de movimentos necessários para a resolução desse cubo é 11 movimentos 

E ai, gostou do Pyraminx? Quer saber montar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário