sexta-feira, 1 de abril de 2011

Cubo 6x6x6


O V-Cube 6 é a versão do cubo de Rubik para o cubo 6x6x6.

Foi inventado por Panagiotis Verdes e é produzido por sua empresa, Inovações Verdes SA na Grécia.

Sr. Verdes possui a patente do cubo 6x6x6 e do cubo 7x7x7, portanto é o unico fabricante desses produtos.

É composto de 152 cubinhos e mais 60 peças internas para fazer esse cubo funcionar. Possui um eixo com seis ramificações semelhante ao cubo 3x3x3. Como é um cubo par, também não possui um centro fixo, todas as peças que compõem o centro são livres, ao todo possui 16 peças centrais para cada lado e cada aresta é composta de 4 peças.

Atualmente, o V-Cube 6 é produzido com plástico branco como base, com laranja oposto ao vermelho, verde oposto ao azul e amarelo oposto ao preto. Um das etiquetas pretas possui a marca de Verdes, um V em branco. 

Verdes também vende uma versão com plástico preto e no lugar das etiquetas pretas, possui etiquetas brancas. 

Ao contrário do V-Cube 7 que é arredondado (futuramente colocarei um post sobre ele), a V-Cube 6 tem 6 faces planas. No entanto, as regiões mais  periféricas (camadas externas), tem cubinhos que são um pouco maiores do que os do centro. O centro de quatro linhas são cerca de 10 mm de largura, enquanto que os dois exteriores são aproximadamente 13 mm de largura. Essa diferença sutil permite o uso de uma espessa haste para segurar as peças de canto para o mecanismo interno, tornando assim o quebra-cabeça mais durável.

Quando giramos o V-Cube 6 percebemos que ele faz um pequeno "click", devido ao reacondicionamento das peças internas, a primeira impressão é que o cubo vai desmontar, mas na verdade é bem estável. Existem projetos para eliminar esse problema dos cliques e tornar o cubo mais rápido.

Quando uma das peças escapam do cubo, o cubo continua inteiro, não desmonta como os outros cubos como o 5x5 e 4x4, é usado na fabricação desse cubo um plástico mais elástico que o convencionalmente usado para fabricação de cubos, aumentando a durabilidade do V-Cube 6.

Para a resolução desse cubo não tenho nenhuma solução especifica, aplico os mesmos métodos que uso para os cubos 4x4 e 5x5. Resolvendo 1 o centro, depois as arestas para reduzir ao 3x3. Para resolver as paridades uso os algoritmos do cubo 4x4 e para resolver as ultimas arestas uso o algoritmo do 5x5.

Já escrevi anteriormente sobre o 4x4 e 5x5, pegue os manuais e aproveite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário